domingo, 11 de dezembro de 2011

Jürgen Moltmann - Descobrir Deus na guerra


Na II Guerra Mundial, viu morrer um amigo ao seu lado e perguntou: «Meu Deus, onde estás?» Descobriu a fé a partir daí. Neto de um grão-mestre da Maçonaria, Jürgen Moltmann nasceu em Hamburgo (Alemanha), a 8 de Abril de 1926. Em 1944, com 18 anos, foi mobilizado para o exército alemão. Em1945, rendeu-se ao
primeiro soldado britânico que encontrou e, até 1948, circulou como prisioneiro por vários campos.
Enquanto estava detido na Bélgica, Moltmann travou conhecimento com um grupo de cristãos que lhe ofereceu um exemplar do Novo Testamento, cuja leitura o aproximou progressivamente do cristianismo.
Em Julho de 1946, numa outra prisão, já no Reino Unido, Moltmann leu um livro de teologia (Nature and Destiny of Man, de Reinhold Niebuhr) que, diria mais tarde, o marcou decisivamente, permitindo-lhe entender em profundidade a questão do sofrimento e da esperança, decisivos no seu futuro labor teológico.



Doutorando-se em Teologia em 1952, membro da Igreja Evangélica Protestante, tornou-se professor de Teologia na Universidade de Tubinga entre 1967 e 1994, depois de Wuppertal e Bona, e um dos mais importantes teólogos cristãos contemporâneos. Entre 1963 e 1983 colaborou também com o Conselho Mundial de Igrejas.
Autor de Teologia da Esperança, influenciou gerações de teólogos contemporâneos. Entre outras obras decisivas da sua produção estão O Deus Crucificado, A Dignidade Humana e Teologia Política — Ética Política.

Sem comentários:

Enviar um comentário